Pesquisar

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Novo teste neuropsicológico - Universidade de Coimbra

Investigadores da Universidade de Coimbra desenvolveram uma “bateria de testes neuropsicológicos”, que será colocada no mercado em Janeiro de 2011, para ajudar a melhorar a intervenção clínica em crianças dos cinco aos 15 anos com patologias.

A “Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Coimbra (BANC)” está a ser desenvolvida desde 2000 na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, através de estudos de adaptação, validação e aferição para a população portuguesa. Já foi objecto de várias teses de doutoramento e mestrado.

Mário Simões, coordenador do projeto, explicou à agência Lusa que a BANC “é simultaneamente abrangente e compreensiva”, e “viabiliza a avaliação de importantes funções neurocognitivas”, a memória, atenção, funções executivas, orientação, motricidade, lateralidade, que “são essenciais à capacidade para aprender, na escola, e fora da escola”.

Os resultados na BANC permitem identificar “consequências relativas ao impacto cognitivo de patologias neurológicas ou de desenvolvimento”, nomeadamente da epilepsia, traumatismos crânio-encefálicos, tumores cerebrais, perturbação da hiperactividade com défice de atenção, autismo, dificuldades de aprendizagem.

Através dos resultados “é possível testar hipóteses e identificar desfasamentos ou dissociações relativas a funções cognitivas (memória, linguagem, atenção, funções executivas) preservadas ou lesadas”, realça o investigador.

Na perspectiva de Mário Simões, esta informação “é potencialmente útil” para a elaboração de programas mais individualizados e específicos de intervenção psicológica, nomeadamente na reabilitação, reeducação e psicoterapia.

Os resultados das diversas investigações realizadas -- acrescenta -- levam a concluir que “a BANC é um instrumento que permite ultrapassar os limites de uma avaliação centrada nos Quocientes Intelectuais” e “actualiza e introduz mais informação e maior especialização e exaustividade aos protocolos de avaliação neuropsicológica de crianças e adolescentes”.

Na aferição da “Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Coimbra (BANC)” participaram 1104 crianças e adolescentes com idades entre os 5 e os 15 anos, constituindo, segundo o investigador, “uma amostra numerosa e representativa quanto às principais variáveis sócio-demográficas”, designadamente o género, escolaridade, área geográfica, área de residência e nível socio-económico.

A edição e comercialização dos manuais e materiais de “testing” da BANC está prevista para Janeiro de 2011, através de uma empresa portuguesa.

Fonte: http://www.publico.pt/Sociedade/universidade-coimbra-lanca-no-mercado-novo-teste-neuropsicologico_1450345

Nenhum comentário:

Postar um comentário