Pesquisar

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Como faço ele parar de gritar?

Seu filho grita por tudo e você perde a paciência? Saiba como o ambiente familiar pode interferir nas atitudes dele

Primeiro, descarte a possibilidade de problemas mais sérios, procurando um médico e fazendo um exame de audiometria. Se não houver nenhuma deficiência auditiva, o próximo passo é compreender o ambiente familiar em que ele vive. "É comum as pessoas gritarem uma pela outra quando se vive em uma casa ampla. Ainda mais se o cachorro estiver latindo e a TV e o rádio estiverem ligados num volume alto. Se o ambiente for ruidoso, a tendência é que a criança mantenha o tom de voz elevado. Afinal, é preciso gritar para ser ouvida", diz a psicóloga Carolina Nikaedo, da Edac (Equipe de Diagnóstico e Atendimento Clínico).

A relação entre o casal também tem um peso decisivo no comportamento das crianças. "Elas sugam tudo como uma esponja. Se os adultos gritam e discutem na frente delas, não podem pedir para os filhos não fazer o mesmo". Mas se os gritinhos estiverem com cara de birra, o melhor a fazer é não ceder. "Tem criança que tem mais dificuldade em lidar com o não e a primeira reação é tentar manipular os pais. O jeito é ignorar, explicar que não pode e dizer o porquê. E nunca reforçar de forma positiva essa atitude". Os gritos também podem significar um pedido de socorro, principalmente para as crianças que ainda não sabem falar. A criança pode estar com dor ou incomodada com a fralda suja. Ou apenas querendo atenção.

Fonte: site Revista Crescer

4 comentários:

  1. OI FIZ UMA PERGUNTA EM OUTRO TOPICO,MAS POR ELE SER ANTIGO NINGUEM ME RESPONDEU,NA VERDADES MINHAS INDAGAÇOES NAO SAO RESPONDIDAS NEM PELOS ESPECIALISTAS QUE PROCUREI,SE VCS PUDEREM ME ESCLARECER,MEU FILLHO JA FOI AVALIADOS POR VARIOS PROFISSIONAIS E ENTIDADES EM TODOS É CLASSIFICADO C/ ALTAS HABILILADES ,MAS APESAR DE SER EXTREMAMENTE SENSIVEL ,AMOROSO.ELE TEM CARACTERISTICAS AUTISTAS MUITO LEVES E QUASE IMPERCPTIVEIS A TODOS,COMO QUERER SEMPRE AS COISAS DA MESMA MANEIRA ,TER AVERSAO A MUDANÇAS BRUSCAS E PRINCIPALMENTE A PARTE SENSORIAL ,AUDIÇAO OLFATO E TATO.É TUDO MUITO CONTROLAVEL MAS GOSTARIA DE SABER O PORQUE QUE ALTO HABILIDOSO(qi 146)TEM ALGUMAS CARACTERISTICAS AUTISTA(ainda que muito leves)um bj e obrigada

    ResponderExcluir
  2. Oi Marta,
    Desculpe por não responder antes, eu não tinha visto sua pergunta.
    Para alguns profissionais, a criança com alta funcionalidade é aquela que está no especto de autismo(isto é, tem alguns traços do autismo), mas não fecha o diagnóstico de autismo. Pode ser um Asperger ou estar entre o autismo e Asperger. A principal diferença da criança com alta funcionalidade para o autista é que a primeira apresenta habilidades cognitivas e de linguagem normais.
    Vc mora em qual cidade? Já buscou terapias e atendimento especializado para seu filho?
    Espero ter ajudado. Obrigada pela pergunta.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. No necessariamente tem relação as altas habilidades com caracteristicas autistas.Tem sim autistas de alta funcionalidade como dra. Temple Grandim

    Dra. Temple Grandin

    Nasceu em 29 de Agosto de 1947 e foi diagnosticada como autista aos dois anos. É PHD em Ciência Animal e professora da Universidade do Colorado. Grandin participa em várias palestras sobre autismo além de ter escrito alguns livros sobre a sua experiência como autista. Inventou a "Squeeze-Machine" ("Máquina do aperto") para ajudá-la nas suas dificuldades sensoriais. No seu livro "Thinking in Picture" Grandin relata que a sua primeira língua foi visual e como esta experiência a ajudou profissionalmente.
    A Dra. Grandin diz que conseguiu sucesso graças às oportunidades que a escola e a família lhe ofereceu. A sua mãe publicou um livro "A thorn in my pocket" sobre a sua experiência de criar uma criança autista num tempo em que as mães eram consideradas culpadas pelo autismo dos filhos. Estas crianças eram encaminhadas para uma instituição por não existir cura.

    ResponderExcluir
  4. Ola doutora, meu caso é um pouco mais complexo, meus pais nunca gritaram nem comigo nem com minha irma, acontece que ele é muito estressada e nervosa por natureza e grita comigo na frente das minhas amigas, dentro de lojas, e isso me envergonha muito, e não adianta conversar com ela pois ela sempre acha que esta certa. Eu amo muito minha irma mas queria que ela parasse com isso. O que você me sugere ? Não aguento mais essa situação.

    ResponderExcluir