Pesquisar

quinta-feira, 15 de julho de 2010

O CORA (Centro de Otimização para a Reabilitação do Autista)

Ontem fui na palestra científica promovida com apoio da ADEFA no auditório da Defensoria Pública. O evento foi bom, mas o melhor foram as pessoas maravilhosas que conheci lá. A começar pela fonoaudióloga Roseny, pessoa realmente competente e simpática. Além disso, conheci quatro mães de autistas que criaram uma associação em defesa dos direitos dos autistas. Espero que possamos nos encontrar mais vezes. Segue informações sobre o CORA (Centro de Otimização para a Reabilitação do Autista). Vale a pena entrar no site: corautista.org

É uma associação criada por um grupo de mães e profissionais em prol do autismo. O Cora nasceu do desejo de duas quatro mães Michele Senra, Adriane Michely, Andréia David e Irene que ao se deparem com as dificuldades que encontram para dar uma vida de qualidade para seus filhos autistas. A falta de escolas que aceitem autistas como alunos, falta de tratamento gratuito próximo a residência, despreparo de profissionais e uma série que dificuldades encontradas não só por elas, mas por diversas mães espalhadas pelo Brasil.

Michele Senra é moderadora do blog "O Mundo maravilhoso dos Autistas" http://omundomaravilhosodosautistas.blogspot.com/, e através desse veículo de comunicação tem a oportunidade de conversar com mães e profissionais de diversos estados. Seu filho Breno Willians, está cursando ensino regular e alcançado grandes progressos. "A escola em que meu filho estuda me deu abertura para ajudá-los através de palestras e treinamentos que realizamos com os professores e mediadores, o resultado é que hoje meu filho está tendo a chance de estudar em classe regular, realizando provas e fazendo atividades como outra criança qualquer, essa parceria ajudou meu filho e as outras crianças que nela estuda". Além disso, Michele tem sido convidada a palestra em escolas e eventos testemunhando de uma forma motivacional para pais e profissionais.

Adriane Michely é pedagoga e atualmente está fazendo a pós em psicopedagogia. Adriane foi a primeira mediadora do Breno e através dessa experiência pôde descobrir que seu filho Jorge Davy também está no Espectro Autista. "Quando fui estagiar como mediadora do Breno, nunca havia ouvido falar em autismo. Era tudo novo pra mim, mas me dediquei e mergulhei nesse universo. Depois comecei a observar e percebi que meu filho também tinha características semelhantes ao meu aluno Breno, até que no final do ano passado Davy foi diagnosticado como autista.Breno não entrou por acaso na minha vida, e hoje estamos aqui com o CORA para ajudarmos muitos pais, crianças e jovens".

Andréia David é graduando em pedagogia e certificada em Teacch e Sonrise. Andréia é mãe de Lucas. Através de seu conhecimento empírico sobre o autismo tem auxiliado muitos pais e profissionais da àrea de educação. " O Lucas esse ano teve um retrocesso em seu comportamento na escola. Agredia seus professores, jogava tudo no chão... Haviamos usado várias táticas, metodologias e nada. Até que meu marido e eu resolvemos utilizar uma abordagem mais comportamental e finalmente deu muito certo. Hoje ele está mais centrado, realiza suas atividades tranquilamente.

Irene é mãe de Luciano Ítalo, asperger de 8 anos. Um de seus maiores desafios foi com a escola. Embora seu filho tenham um bom cognitivo, seus professores tinham dificuldades de lidar com seu comportamento. Além disso encontra uma mediadora era outro grande problema. "Este ano as coisas estão correndo bem. Encontrei mediadora, está acompanhando tranquilamente o 3° ano e em sua última avaliação o neuro constatou que meu filho evoluiu para o asperger. Estou muito feliz com seu progresso".

Autismo não é nenhuma tragédia. Autismo é tratável! E quanto mais cedo se descobre mais chances a criança terá. O temor vem da falta de conhecimento. Não é um caminho fácil, mas há esperança. Esse é o objetivo do CORA otimizar o conhecimento do autismo e buscarmos meios para melhorar a qualidade de vida do indivíduo com Espectro autista.Junte-se a nós nessa luta pelos direitos de nossos filhos.

Simbologia

A própria sigla CORA faz alusão a coração. Demonstrando todo nosso amor e empenho por nossos filhos.Coração - representação do coração de mãe, ou seja de nosso amor incondicional pelos nossos filhosQuebra-cabeça - é o simbolo oficial do autismo, que representa o mistério e a complexidade do autismo.Boneco com a peça do quebra-cabeça - representação de nós pais, profissionais e médicos que tentamos desvendar os mistérios do autismo, que estamos em busca de soluções, representa também a nossa luta pela inclusão do autista na escola, no trabalho e no convívio social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário