Pesquisar

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Quando buscar ajuda de um psicólogo infantil?

A maioria dos pais têm dúvidas sobre a necessidade de buscar psicoterapia para seu filho, em especial quando este é uma criança. Embora as crianças demonstrem comportamentos que indicam quando algo não está bem, muitos pais relutam em procurar ajuda de um profissional.Os pais tendem a pensar que a criança esta passando apenas por uma fase, que será superada sozinha.

Realmente não é fácil julgar o momento apropriado para levar uma criança à psicoterapia. A escola, que costuma ser a primeira a notar mudanças de comportamento, tem ajudado bastante ao solicitar o encaminhamento do aluno para um psicólogo infantil.

Geralmente, os sinais mais presentes no comportamento da criança são a hiperatividade, a dificuldade de concentração, a agressividade, o comportamento inadequado e a ansiedade. Estes são comportamentos que chamam a atenção dos pais ou da escola e que, mais rapidamente são encaminhados para profissionais especializados. Contudo, observe também se a criança está silenciosa demais, não quer bricar com outras crianças, está retraída social e afetivamente. Muitas vezes, uma criança quieta demais é sinal de sofrimento para ela e por não saber expressar verbalmente isto, emite comportamentos que não são considerados inadequados e, assim, que podem não chamar atenção dos adultos.

Procure um psicólogo infantil assim que perceber mudanças no comportamento do seu filho. Este é o primeiro passo para diminuir o sofrimento dele.

Um comentário:

  1. Em casa meu filho é uma criança normal,pula,brinca,conversa,mas na rua ele muda,não fala com quase ninguém,não brinca com qualquer um,não interage,por interagir...
    Não sei se é só timidez,se é da personalidade dele,ou se realmente ele precisa de acompanhamento, o que faço???
    Desculpe meu filho tem 3 anos 6 meses.
    (Nataliafrade@hotmail.com)

    ResponderExcluir